Arquivo

Plano de aula 2 - Empreendedorismo.

 Parte 2 - Empreendedorismo

Professor(a):

Empreendedorismo

Turma: 1º ano EM

Semana(s): Bimestre 3 / semanas 21-24

Título: 3Rs - Reduce/Reuse/Recycle: Inglês e empreendedorismo transformando o indivíduo, a escola e o entorno.

Tema do componente curricular: Buscando soluções para os problemas

Objetivos a serem alcançados no período indicado:

  1. Selecionar ações viáveis e aplicáveis para a realidade da nossa Unidade Escolar, dentro das dicas do site learning fundamentals, usando as listas construídas em seus cadernos. (habilidades contempladas: EM13EMP405 e EM13EMP202)

  2. Elaborar uma ação de conscientização dos colegas das outras turmas sobre a importância da ação de cada indivíduo para preservar o meio ambiente.  (habilidades contempladas: EM13EMP304 e EM13EMP401)

  3. Conscientizar os colegas das outras turmas, usando artesanato feito com embalagens plásticas e/ou garrafa PET reciclada, junto com cards/cartazes produzidos  sobre a importância da ação de cada indivíduo para preservar o meio ambiente. (habilidades contempladas: EM13EMP402.RJ01 e EM13EMP304)

Recursos necessários e descrição de como serão aplicados:

Este plano de aula traz atividades para serem trabalhadas pelos regentes de Língua estrangeira Inglês e de Empreendedorismo, logo, o blog funcionará como fonte de  todo o planejamento, instruções e sugestões de atividades e materiais.

  1. Laptop + datashow para exposição do vídeo que servirá de pontapé para a roda de conversa.

  2. Celulares dos alunos com câmera para registro de imagens da escola e do entorno.

  3. Garrafas plásticas e do tipo PET, esmalte de unha, tesoura, fitas e miçangas decorativas para artesanato com material reciclado.

Nome e descrição da metodologia escolhida: 

Este plano de aula e as atividades nele descritas/sugeridas contemplam as metodologias ativas a seguir:

  • Design thinking: cujo foco são as pessoas, e o objetivo é inovar para criar uma solução criativa e eficiente para um problema. Trata-se de uma metodologia ativa de aprendizagem, pois coloca os envolvidos no centro do problema — e os obriga a “erguer as mangas” para encontrar soluções.

  • Aprendizagem baseada em problemas: que  permite que os alunos exerçam o aprendizado a partir de desafios e, ao encarar situações em determinados conceitos, faz-se necessário trabalhar com criatividade e reflexão.

  • Aprendizagem baseada em projetos: complementando a aprendizagem baseada em problemas, essa abordagem estimula o trabalho em equipe e possibilita a descoberta de aptidões que podem ser um diferencial para o empreendedorismo e o mercado de trabalho.

  • Seminários e discussões: o professor(a) propõe um tema para discussão geral, de modo que os alunos devem se posicionar em relação a ele. É uma forma de, inclusive, desenvolver o potencial argumentativo dos estudantes.

Descrição da proposta de abertura da aula: 

Elicitar dos alunos o quanto eles sabem sobre os dinossauros. Focar no fato de como se deu a extinção dos mesmos da face da Terra,

Descrição detalhada de como será a aula:

  1. Exibir o vídeo e elicitar dos estudantes qual a principal mensagem nele contida, fazendo perguntas que fomentem a análise e interpretação. 

  2. Revisitar o esquema do site learning fundamentals, com dicas para poupar energia no ambiente escolar. (pag 38 do livro) (competência específica 3 e habilidade EM13EMP405 contemplada)

  3. Selecionar ações viáveis e aplicáveis para a realidade da Unidade Escolar, dentro das dicas do site learning fundamentals (habilidades contempladas: EM13EMP202, EM13EMP401)

  4. Planejar as etapas da ação de conscientização sobre a importância da ação de cada indivíduo para preservar o meio ambiente.  (habilidades contempladas EM13EMP401.RJ03, EM13EMP402 e EM13EMP402.RJ01)

  5. Confeccionar cartazes/posters e cartões em mídia física/impressa e/ou digital com as dicas selecionadas. (habilidades contempladas EM13EMP401,EM13EMP401.RJ03, EM13EMP402.RJ01 e EM13EMP405)

  6. Confeccionar braceletes usando garrafas PET e/ou porta celulares usando embalagens plásticas. (habilidades contempladas EM13EMP401,EM13EMP401.RJ03, EM13EMP402.RJ01 e EM13EMP405)

  7. Fazer a ação de conscientização nas turmas, entregando o artesanato feito com material reciclado e os cards/posters. (habilidades contempladas EM13EMP401,EM13EMP401.RJ03, EM13EMP402.RJ01 e EM13EMP405)

Descrição da(s) forma(s) de avaliação:

  1. Visita às turmas para a campanha de conscientização.

  2. Compartilhamento de posters da campanha nas redes sociais, tagueando o perfil do(s) professor(es) e/ou unidade escolar, usando as hashtags da ONU #OnlyOneEarth, #UmaSóTerra, e também  uma hashtag criada pela escola/turma.

  3. Questionário de autoavaliação da participação de cada estudante na elaboração e aplicação das ações planejadas.

Descrição do encerramento da aula:

Na última parte da aula, os alunos devem se reunir para responder a dois questionários de autoavaliação: um individual e outro para discutir em grupo suas percepções em relação ao andamento da ação na escola.

✌😎 Colega docente: você poderá gerar cópias de todos os questionários de avaliação para você usar e/ou adaptar para usar.

Comentários