Parte 2 - Empreendedorismo
Professor(a): Empreendedorismo | Turma: 1º ano EM | Semana(s): Bimestre 3 / semanas 21-24 |
Título: 3Rs - Reduce/Reuse/Recycle: Inglês e empreendedorismo transformando o indivíduo, a escola e o entorno. |
Tema do componente curricular: Buscando soluções para os problemas |
Objetivos a serem alcançados no período indicado: Selecionar ações viáveis e aplicáveis para a realidade da nossa Unidade Escolar, dentro das dicas do site learning fundamentals, usando as listas construídas em seus cadernos. (habilidades contempladas: EM13EMP405 e EM13EMP202) Elaborar uma ação de conscientização dos colegas das outras turmas sobre a importância da ação de cada indivíduo para preservar o meio ambiente. (habilidades contempladas: EM13EMP304 e EM13EMP401) Conscientizar os colegas das outras turmas, usando artesanato feito com embalagens plásticas e/ou garrafa PET reciclada, junto com cards/cartazes produzidos sobre a importância da ação de cada indivíduo para preservar o meio ambiente. (habilidades contempladas: EM13EMP402.RJ01 e EM13EMP304)
|
Recursos necessários e descrição de como serão aplicados: Este plano de aula traz atividades para serem trabalhadas pelos regentes de Língua estrangeira Inglês e de Empreendedorismo, logo, o blog funcionará como fonte de todo o planejamento, instruções e sugestões de atividades e materiais. Laptop + datashow para exposição do vídeo que servirá de pontapé para a roda de conversa. Celulares dos alunos com câmera para registro de imagens da escola e do entorno. Garrafas plásticas e do tipo PET, esmalte de unha, tesoura, fitas e miçangas decorativas para artesanato com material reciclado.
|
Nome e descrição da metodologia escolhida: Este plano de aula e as atividades nele descritas/sugeridas contemplam as metodologias ativas a seguir: Design thinking: cujo foco são as pessoas, e o objetivo é inovar para criar uma solução criativa e eficiente para um problema. Trata-se de uma metodologia ativa de aprendizagem, pois coloca os envolvidos no centro do problema — e os obriga a “erguer as mangas” para encontrar soluções. Aprendizagem baseada em problemas: que permite que os alunos exerçam o aprendizado a partir de desafios e, ao encarar situações em determinados conceitos, faz-se necessário trabalhar com criatividade e reflexão.Aprendizagem baseada em projetos: complementando a aprendizagem baseada em problemas, essa abordagem estimula o trabalho em equipe e possibilita a descoberta de aptidões que podem ser um diferencial para o empreendedorismo e o mercado de trabalho.Seminários e discussões: o professor(a) propõe um tema para discussão geral, de modo que os alunos devem se posicionar em relação a ele. É uma forma de, inclusive, desenvolver o potencial argumentativo dos estudantes.
|
Descrição da proposta de abertura da aula: Elicitar dos alunos o quanto eles sabem sobre os dinossauros. Focar no fato de como se deu a extinção dos mesmos da face da Terra, |
Descrição detalhada de como será a aula: Exibir o vídeo e elicitar dos estudantes qual a principal mensagem nele contida, fazendo perguntas que fomentem a análise e interpretação. Revisitar o esquema do site learning fundamentals, com dicas para poupar energia no ambiente escolar. (pag 38 do livro) (competência específica 3 e habilidade EM13EMP405 contemplada) Selecionar ações viáveis e aplicáveis para a realidade da Unidade Escolar, dentro das dicas do site learning fundamentals (habilidades contempladas: EM13EMP202, EM13EMP401) Planejar as etapas da ação de conscientização sobre a importância da ação de cada indivíduo para preservar o meio ambiente. (habilidades contempladas EM13EMP401.RJ03, EM13EMP402 e EM13EMP402.RJ01) Confeccionar cartazes/posters e cartões em mídia física/impressa e/ou digital com as dicas selecionadas. (habilidades contempladas EM13EMP401,EM13EMP401.RJ03, EM13EMP402.RJ01 e EM13EMP405) Confeccionar braceletes usando garrafas PET e/ou porta celulares usando embalagens plásticas. (habilidades contempladas EM13EMP401,EM13EMP401.RJ03, EM13EMP402.RJ01 e EM13EMP405) Fazer a ação de conscientização nas turmas, entregando o artesanato feito com material reciclado e os cards/posters. (habilidades contempladas EM13EMP401,EM13EMP401.RJ03, EM13EMP402.RJ01 e EM13EMP405)
|
Descrição da(s) forma(s) de avaliação: Visita às turmas para a campanha de conscientização. Compartilhamento de posters da campanha nas redes sociais, tagueando o perfil do(s) professor(es) e/ou unidade escolar, usando as hashtags da ONU #OnlyOneEarth, #UmaSóTerra, e também uma hashtag criada pela escola/turma. Questionário de autoavaliação da participação de cada estudante na elaboração e aplicação das ações planejadas.
|
Descrição do encerramento da aula: Na última parte da aula, os alunos devem se reunir para responder a dois questionários de autoavaliação: um individual e outro para discutir em grupo suas percepções em relação ao andamento da ação na escola.
✌😎 Colega docente: você poderá gerar cópias de todos os questionários de avaliação para você usar e/ou adaptar para usar. |
Comentários
Postar um comentário