Arquivo

Plano de aula 1 - Inglês.

Parte 1 - Língua Inglesa

Professor(a):

Língua Inglesa

Turma: 1º ano EM

Semana(s): Bimestre 2 (desejável que seja por volta do dia 05 de Junho, quando se comemora do Dia Mundial do Meio Ambiente ou que se faça menção direta a este evento)

Título: 3Rs - Reduce/Reuse/Recycle: Inglês e empreendedorismo transformando o indivíduo, a escola e o entorno.

Tema do componente curricular: Língua Inglesa

Observação: apesar de ter algumas habilidades contempladas em algumas etapas, o uso do componente curricular Língua Estrangeira Inglês não trabalha diretamente as competências e habilidades do componente Empreendedorismo. Entretanto, serve como disparador do tema, com menção direta ao Dia Mundial do Meio Ambiente instituído pela ONU, preparando o terreno para o trabalho a ser realizado no bimestre 3, onde as competências e habilidades mencionadas serão trabalhadas.

Objetivos a serem alcançados no período indicado:

a) Compreender o conceito dos 3Rs - Reduce/Reuse/Recycle.

b) Identificar este conceito, vocabulário e ações deste tipo em material produzido em Língua estrangeira/países anglófonos, em diferentes mídias, tais como textos impressos, vídeos, campanhas de organizações em prol da preservação, online, etc.

c) Identificar no ambiente escolar o que contribui e/ou é entrave para a preservação do meio ambiente.

c) Produzir material em mídia digital, tais como fotos, textos, memes, etc., para postagem em redes sociais, tagueando o perfil do(s) professor(es)/ da escola. Outra opção é usar  as  hashtags da ONU #OnlyOneEarth, #UmaSóTerra e também  uma hashtag criada pela escola/turma.(habilidades contempladas: EM13EMP401.RJ03, EM13EMP402.RJ01 e EM13EMP405)

Recursos necessários e descrição de como serão aplicados:

Este plano de aula traz atividades para serem trabalhadas pelos regentes de Língua estrangeira Inglês e de Empreendedorismo, logo, o blog funcionará como fonte de  todo o planejamento, instruções e sugestões de atividades e materiais.

  1. Unidade 2 do Livro WAY TO GO (PNLD 2018 -págs 35 -54 e pág 88) onde o docente de Língua Inglesa poderá selecionar várias atividades para trabalhar o léxico relacionado ao tema.

  2. Quadro branco + cadernos dos alunos para exposição do vocabulário e realização de exercícios.

  3. Dicionário bilíngue e/ou aplicativo tradutor nos celulares dos estudantes.

  4. Laptop + datashow para exposição do vídeo que servirá de pontapé para a roda de conversa.

  5. Celulares dos alunos com câmera e aplicativo de edição de imagens, com  inserção de texto em fotos,  para produção de memes.

Nome e descrição da metodologia escolhida: 

Este plano de aula e as atividades nele descritas/sugeridas contemplam as metodologias ativas a seguir:

  • Aprendizagem baseada em problemas: que  permite que os alunos exerçam o aprendizado a partir de desafios e, ao encarar situações em determinados conceitos, faz-se necessário trabalhar com criatividade e reflexão
  • Seminários e discussões: o professor(a) propõe um tema para discussão geral, de modo que os alunos devem se posicionar em relação a ele. É uma forma de, inclusive, desenvolver o potencial argumentativo dos estudantes.

Descrição da proposta de abertura da aula: 

Exibir o vídeo e elicitar dos estudantes qual a principal mensagem nele contida, fazendo perguntas que fomentem a análise e interpretação. 

Descrição detalhada de como será a aula:

AULA 1

  1. Introduzir o conceito dos 3Rs (Reduce/Reuse/Recycle) a partir de imagens na abertura da unidade 2 do livro (pág. 35).

  2. Esclarecer o conceito/significado de dicionário dos termos REDUCE/REUSE/RECYCLE, usando o exercício 3 da página 36 do livro do PNLD

  3. Reconhecer qual conceito dos 3Rs cada imagem na abertura da unidade 2 (pág  35) do livro representa.

  4. Ler o mapa mental do site learning fundamentals (pag 38 do livro) e interpretar cada ação descrita nele, fazendo anotações de seus significados/traduções.

AULA 2

  1. Fixar o conceito dos  3Rs (Reduce/Reuse/Recycle) com atividade de avaliação de aquisição de vocabulário em mídia impressa e/ou digital.

  2. Em grupos e munidos de seus celulares, os alunos fazem fotos na escola, registrando o que é (não) contribui para a preservação do meio ambiente na escola. (cuidado com direito de imagem dos alunos já que as fotos serão usadas para postagem em redes sociais.)

  3. Retornar às listas de vocabulário baseado no  mapa mental do site learning fundamentals (pag 38 do livro) e interpretar cada ação descrita nele, fazendo anotações de seus significados/traduções.

Descrição da(s) forma(s) de avaliação: link aqui

  1. Avaliação impressa e/ou em mídia digital usando Google Forms, para o léxico e interpretação de texto.Criação e postagem de meme em Inglês na ferramenta Padlet e nas redes sociais. (exemplo aqui , também aqui aqui )

Descrição do encerramento da aula:

Na última parte da aula, os alunos devem editar imagens, com frases de efeito sobre o tema  (formato MEME), em Inglês, sob monitoramento do regente de Inglês, e postar em suas redes sociais ou em uma interface como o Padlet, por exemplo, tagueando o(s) professor(es) e/ou o perfil da rede social da escola. 

🚩 Se a escola já possui um documento de  autorização dos responsáveis para uso de imagem, os alunos podem fazer usando suas próprias fotos e mostrando o rosto. Caso contrário, peça a eles que cubram o rosto com bonés e/ou edição de imagem antes de enviar/postar.

Comentários